Últimas Noticias

Nesta quarta-feira, 22, o quadro Em Nome da Vida do Programa Pai Eterno começou a exibir uma sequência especial sobre o atendimento e o trabalho realizado na Vila São Cottolengo, uma das Obras Sociais de Trindade (GO), apoiadas pelos Missionários Redentoristas e Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

Out 22, 2014

 

(Assista aqui...)

vila sao cotolengoFundada no dia 11 de fevereiro de 1951 pelo Pe. Gabriel Vilela, a Vila São José Bento Cottolengo é hoje uma instituição beneficente de assistência social e oferece uma variedade de serviços para pacientes com deficiências múltiplas.

Em 1957, chegaram as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que lutaram por muitas melhorias no trabalho prestado. O marceneiro da Vila, Sílvio Cristino Santos, relembrou que foi um tempo de mudanças: “Quando eu cheguei à Vila e em todo este tempo que eu estou aqui, tiveram muitas mudanças. Era tudo meio que improvisado, as casas eram bem velhas, bem antigas. Os internos eram cuidados, mas não da forma que é hoje, modernizou bastante, tudo para eles ficou melhor”.

Cuidado e muita dedicação são a marca de cada uma das irmãs que seguem o carisma de São Vicente de Paulo: o amor ao próximo. “O trabalho de Jesus Cristo, na pessoa do pobre. Então, eu vejo o pobre sempre como sendo Jesus Cristo para mim, então Jesus Cristo não está longe, no céu, Ele é incarnado no pobre”, afirmou a diretora administrativa da Vila, Ir. Márcia Simões da Rocha.

A Vila é um local acolhedor e aconchegante para 360 pacientes internos, que recebem atendimento em período integral. Para o interno João Batista, um lugar de aprender e também de ensinar. “Me divirto, especialmente com os funcionários, com as irmãs, com os pacientes e com todos os visitantes que vem nos visitar”, disse.

A Vila é dividida em unidades. No total, são 11. Cada irmã é responsável por uma. Missão cumprida com muita alegria. “Quando a gente está atendendo um paciente, dando uma refeição, ou ajudando a vestir um paciente, a gente faz isso com todo o coração, como se estivesse servindo a Jesus Cristo mesmo”, ressaltou a diretora e primeira secretária da Vila, Ir. Vanda Elisa Conde.

A paciente interna Aparecida Gonçalves contou que gosta do tratamento recebido por lá: “Eu gosto daqui, encontrei o carinho das irmãs, dos funcionários”.

Além da dedicação aos internos, a Vila realiza mais de dois mil exames e atendimentos médicos, também oferece atividades educacionais, outras voltadas para a reabilitação, convívio social e desenvolvimento humano.

A Vila é administrada pelos Missionários Redentoristas e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Toda a estrutura é mantida pela bondade dos corações. “A Vila é mantida por doações, recursos advindos de famílias, pessoas que trazem mantimentos, alimentos, e outros materiais para o sustento da Vila. Temos um bazar que também ajuda muito”, pontuou o presidente da instituição, Pe. Edson Costa.

As ajudas tornam possível a realização de melhorias no local. A unidade Santa Luísa passa por reformas e a fachada da Capela mudou. Foi feita uma nova guarita e ainda foi instalado um sistema de monitoramento, que permitem o controle de entrada e saída com mais segurança. A construção da nova unidade São Vicente já começou. “A Vila tende a crescer cada vez mais”, concluiu Pe. Edson.

“Eu rezo para as irmãs, para os funcionários e para nós, internos. É um lugar muito especial, abençoado por Deus”, contou a interna Aparecida.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

 

Fonte: Afipe