O quadro Fique Por Dentro, exibido no Programa Pai Eterno, iniciou nesta quarta-feira, 23, uma série especial de reportagens sobre o significado dos temas da Novena dos Filhos do Pai Eterno.
São nove dias de oração e comunhão, cada um deles com temas diferentes que abordam várias preocupações pessoais. Na edição de hoje, os temas “Família”, “Trabalho” e “Saúde Física e Espiritual”, foram explicados pelo Missionário Redentorista Fráter Murillo Di Carvalho.
As Novenas formam uma corrente de orações e intercessões que conquistou adeptos por todo o país, e que realiza milagres na vida daqueles que participam. A cada dia da Novena, uma nova reflexão. No primeiro dia, o tema é Família. “Abordamos a família dentro da Novena, porque a família é sim a base da Igreja, é dentro da família que se inicia a Igreja, a Igreja doméstica, é lá que começam os aprendizados, os primeiros passos da vida cristã, da vida católica”, explicou o Fráter.
A novena também tem um dia reservado para os devotos que queiram pedir ou agradecer pelo seu trabalho. “Sabemos que o trabalho é de suma importância para a pessoa humana, é o trabalho que dá dignidade para pessoa, por isso o trabalho vai ajudar a contribuir com a família, que nós rezamos no primeiro dia de Novena”, ressaltou Fr. Murillo.
No terceiro dia de Novena, o momento é de refletir com o tema Saúde Física e Espiritual. O Missionário Redentorista explicou que a oração é pelo corpo e pelo espírito: “A pessoa tem que ser pessoa por completo, corpo e espírito. Não basta muitas vezes cuidar apenas do corpo, é preciso cuidar do espírito, ser uma pessoa alegre, ser uma pessoa feliz”.
Para aquele devoto que perder o primeiro dia da Novena, Fr. Murillo afirmou que é possível começar depois: “A novena tem o seu ciclo de nove dias, porém, o devoto não precisa se apreender à nossa especificação de dia. O devoto pode começar a rezar a novena no dia que ele quiser, basta obviamente ele cumprir os seus nove dias de novena”.
De acordo com o Missionário Redentorista, o silêncio e a concentração durante a oração são fundamentais. “O devoto precisa fazer com que a oração da novena, aonde quer que ele esteja assistindo, seja na televisão, ouvindo pelo rádio, ou vendo pela internet, é preciso que o momento favoreça a oração”, concluiu.
O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.
Fonte: Afipe