A Casa do Pai recebia o título de Sacrossanta Basílica, um reconhecimento do Vaticano à devoção e ao trabalho de evangelização de Trindade para todo o mundo.
O Programa Pai Eterno desta sexta-feira, 21, relembrou como foi especial este momento. (Assista ao vídeo aqui...)
“Foi uma grande festa, uma grande celebração de reconhecimento do trabalho missionário que é feito em Trindade, da importância daquela igreja para o mundo inteiro e também de incentivo para que cada vez mais pessoas conheçam a devoção que existe naquela Casa Santa”, contou Ir. Diego Joaquim Pereira.
Pe. Reinaldo Martins também estava lá e falou sobre o dia da celebração: “Foi todo um ambiente contagiante que não tinha como não se entregar de corpo e alma naquele momento de instalação da Basílica”.
Foi na manhã de 18 de Novembro de 2006. Fiéis, autoridades eclesiais, padres e religiosos se reuniram para celebrar a instalação da Sacrossanta Basílica do Pai Eterno. Um dia inesquecível e um marco para a história da devoção ao Divino Pai Eterno.
A celebração foi transmitida para todo o Brasil. Ir. Diego Joaquim foi quem narrou a transmissão e foi deixando os devotos de casa inteirados sobre tudo o que estava acontecendo. “A equipe de comunicação do Santuário, que naquela época ainda estava começando a transmissão de TV, se preparou com carinho todo especial para aquela transmissão, que foi em rede nacional, e me pediu para fazer os comentários para o telespectador que estava em casa, para que ele compreendesse o que era a umbela, o tintinábulo e o significado desse título de Basílica Menor para o Santuário de Trindade”, contou.
Já o Pe. Reinaldo Martins, além de colaborar na celebração, disse que ajudou em todo o processo de preparação do material que foi enviado ao Vaticano: “Preparação dos vitrais, do livro, do dossiê que foi enviado para o Vaticano. A preparação das placas, das bandeiras do Vaticano, do Brasil, a organização das equipes que iriam trabalhar no dia específico de instalação da Basílica, de modo especial a equipe que eu trabalhei de acolitato, os seminaristas, os acólitos do Santuário”.
O título concedido pelo Vaticano deu novo reconhecimento à devoção. “A Santa Sé passou a acompanhar de perto essa devoção, então essa novidade desse acompanhamento pastoral legitima o trabalho que fazemos lá. Dá a sensação para os redentoristas e para a Arquidiocese de Goiânia que a gente está caminhando no caminho certo de anunciar a Boa Nova do Pai Eterno naquele Santuário”, comentou Ir. Diego.
Veja também:
- Lembranças de um dia especial na Casa do Pai
- Santuário do Pai Eterno celebra oito anos do título de Basílica
Foi na celebração de instalação da Sacrossanta Basílica do Pai Eterno que dois símbolos importantes foram abençoados. O tintinábulo e a umbela ficam expostos no Santuário indicando que a Casa Santa tem o reconhecimento do Vaticano.
No dia da celebração, antes das bênçãos, entraram em procissão. Um momento que o Pe. Reinaldo se lembra com muito carinho. “Eu participei com a equipe de acolitato, sendo cruciferário entrando na procissão. A cruz é o que conduz a celebração e também, de modo especial, carregando a umbela, que é aquela sombrinha que carrega os símbolos basilicais. Então, naquele momento, eu pequeno, carregando aquele peso, tentando equilibrar, tendo forças, conduzindo até o presbitério. Foi um momento único, inesquecível”, relatou.
Já são oito anos desde aquele dia em que o Santuário do Pai Eterno passou a se chamar Basílica Menor do Divino Pai Eterno. Uma devoção que hoje é cada vez mais forte e conhecida no país e no mundo. Uma experiência de fé que ficou para a história daqueles que amam e servem o Pai. “Para mim como missionário redentorista, que anuncia o amor do Pai, foi um momento muito especial, que com certeza eu vou poder contar para gerações de Missionários Redentoristas que ainda virão”, completou Pe. Reinaldo.
“Não é uma cerimônia que a gente vê muitas vezes. Não é muito comum a Santa Sé dar esse título para a Igreja. Espero ver em breve a Nova Casa do Pai também recebendo esse reconhecimento da Igreja”, concluiu Ir. Diego.
O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.
Fonte: Afipe