A devota Rita Cristina de Oliveira, de Arcos (MG) afirmou: “O Tempo Pascal termina depois de Pentecostes, na descida do Espírito Santo”.
Em busca da resposta correta a equipe do Programa Pai Eterno foi ao encontro do padre Antônio Luís Pedrotti, Missionário Redentorista. “O Tempo Pascal começa depois da Quaresma, que são 40 dias antes da Páscoa”, explicou.
Mas afinal, qual o significado desse Tempo? O romeiro Vanderlei Paula de Brito, também de Minas Gerais, arriscou na resposta: “O Tempo Pascal significa a celebração da morte de Jesus, a passagem do sepulcro para a ressurreição”.
Veja também:
Valeu a tentativa, mas na verdade, o Tempo Pascal celebra e relembra a ressurreição de Jesus. O Tempo Pascal é um momento especial dentro do Ano Litúrgico. É tempo de viver a alegria do Cristo ressuscitado. Neste período, celebra-se a vida, e os cristãos vivem uma experiência de fé através da ressurreição.
“O ano todo é tempo de reflexão, mas o Tempo Pascal é, sobretudo, a data mais importante para pensarmos sobre a ressurreição de cada dia que temos que ter, que significa sair da nossa reserva, dos nossos defeitos, dos nossos pecados, e ter uma vida nova com Cristo”, ressaltou Pe. Antônio Luís.
Ainda de acordo com o Missionário Redentorista, a ressurreição de Cristo é o momento mais importante para a Igreja. “É a Festa principal, é a base da fé cristã, é a ressurreição de Jesus, se Ele ressuscitou, nós também vamos ressuscitar, se estivermos unidos a Ele”, concluiu.
O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.
Fonte: Afipe