A Liturgia segue uma sequência de leituras, dividas em anos: A, B e C. A cada um é atribuído o nome de um evangelista da Bíblia Sagrada. O quadro Fique Por Dentro exibido no Programa Pai Eterno desta quarta-feira, 17, abordou cada um deles. (Assista ao vídeo)
“No ciclo de um ano, a Igreja celebra todo o Mistério de Cristo desde a sua encarnação, o seu nascimento passando por toda a Vida, prisão, Paixão, Morte, Ressurreição, Pentecostes, Ascenção até a espera do Cristo no seu momento de volta”, explicou Pe. Idemar Costa, Missionário Redentorista.
O Ano Litúrgico que a Igreja vivencia hoje é o Ano B. Pe. Idemar ressaltou que até o ano que vem a leitura principal do Evangelho segue o Evangelho de São Marcos, que traz uma visão toda especial de quem acompanhou a Paixão de Jesus: “O Ano B tem como referência o Evangelho de São Marcos. Ele quer nos mostrar quem é Jesus, um Jesus mais dinâmico, mais humano, que está sempre em ação, curando, expulsando demônio, sempre para favorecer a pessoa humana e conduzi-la ao projeto de Deus Pai”.
- Qual o significado das cores que representam o Tempo Litúrgico?
- Sempre é tempo de refletir e estudar a Bíblia
Fonte: Afipe
Tags: Liturgia, São Marcos, Tempo